domingo, 7 de julho de 2013

Moradores de Fortaleza querem a regulamentação dos flanelinhas

Atividade não é regulamentada e nem fiscalizada.
Motoristas se sentem ameaçados com a atividade.

Moradores de Fortaleza estão se mobilizando para regulamentar o trsbalho exercido pelos flanelinhas. Uma petição on line, que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal de Fortaleza, pede que seja criada uma lei que dê poderes a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) ou a outro órgão da administração municípal, de fiscalizar essa atividade na cidade.
De acordo com o professor Célio Studart, idealizador do movimento, muitas pessoas se sentem coagidas e ameaçadas com a abordagem - nem sempre pacífica - dos flanelinhas. Segundo ele, a cobrança de um valor mínimo exigido ao motorista pelos flanelinhas, pode ser caracterizada como crime de extorsão.  Em menos de um mês, a petição já alcançou mais de 800 asssinaturas de cidadãos fortalezenses e a meta é contar com a adesão de 5 mil.
A petição on-line pede a proibição dos chamados flanelinha", uma atividade irregular, ou que estes se adequem como "guardador autônomo de carros", esta sim uma atividade registrada e regulamentada como profissão na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Estado,  que exige certos pré-requisitos para atuação, como o de não ter antecedentes criminais. Além disso, os guardadores não estipulam valor a ser cobrado, fica a cargo do motorista dar a quantia que tiver ou achar adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário