sábado, 6 de julho de 2013

Fortaleza: Guardadores autônomos de veículos cobram regulamentação da profissão


Vereador Benigno Júnior (PSC) foi o propositor da audiência pública - Foto: Genilson de Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na manhã desta segunda-feira, 10, no auditório Adelmar Arruda, uma audiência para discutir as atribuições dos guardadores e lavadores antônimos de veículos automotores, bem como, a regulamentação da profissão. A iniciativa foi do vereador Benigno Júnior (PSC), que ressaltou a importância dessa profissão e lamentou a ausência do Poder Municipal na discussão.
“Nós sabemos que essa profissão transformou vidas. Que ela garante o sustendo de muitas famílias, a educação de seus filhos, e por isso, é tão importante regulamentar essa profissão, que é garantida por lei federal. O poder Público está em dívida em relação ao exercício e regulamentação dessa profissão”, afirmou Benigno.
O presidente da Associação dos Guardadores e Lavadores Antônimos de Veículos Automotores (Aglava), Davi Rocha, declarou que os flanelinhas tem pouco apoio do poder público e da sociedade. Ele afirmou que muitos dizem conhecer o trabalho dos guardadores, mas poucos, na verdade, conhecem. Para ele, existe muita descriminação. “As pessoas nos enxergam como malandros, bandidos. Mas nós somos cidadãos. Somos pessoas que trabalhamos e merecemos respeito”, disse.
Já o Secretário da Aglava, Alex Silva, cobrou a presença dos representantes da Prefeitura no debate, e criticou a ausência deles. “Esse é o compromisso que eles tem com a gente. Nós estamos fazendo a nossa parte. Estamos debatendo e tentando melhorar o serviço que prestamos à população”, afirmou Alex.
O representante do Ministério do Trabalho, Francisco Ibiapina, ressaltou a importância da regularização da profissão e do papel que a Associação representa. Segundo Ipiapina, os guardadores fazem parte da solução do problema, mas que para isso, devem avançar no que a Lei exige, principalmente, se registrando no Ministério do Trabalho. “Queremos colocar a Superintendência a disposição de vocês, para que vocês possam se registrar e usar da prerrogativa de sua profissão”, afirmou.
O presidente da Associação dos lojistas da Monsenhor Tabosa, Antônio Cruz Gonçalves, também compareceu ao debate e destacou o trabalho dos flanelinhas. Para o comerciante, os guardadores são profissionais de grande importância para a Cidade, mas que ainda é preciso identificar pessoas que se infiltram e se passam como flanelinha, que de alguma forma denigrem a imagem desses profissionais.
Antes de encerrar a audiência, o vereador Benigno Júnior garantiu que vai enviar a minuta do projeto de lei, que regulamenta a atividade no Município, e que está sendo analisada na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania, para todos os órgãos competentes, e que vai tentar regulamentar a profissão de guardador e lavador, o quanto antes, para que esses profissionais possam ter condições de trabalho mais dignas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário