segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Prefeitura e entidades debatem atuação dos guardadores de carros

Executivo reuniu-se com Brigada Militar e entidades comerciais nesta quarta-feira (23)
Foto: Lisandro Paim - Secom/PMG
ver ampliada


A prefeita Rita Sanco recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (23/06), representantes da Brigada Militar e entidades comerciais e industriais de Gravataí para debater sobre a atuação dos guardadores de carros (flanelinhas) no Centro da cidade. Acompanharam a agenda a secretária do Governo Municipal, Daniela Michel, e o substituto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Celso Mazza.

Após avaliar os encontros anteriores que reuniuram executivo municipal, guardadores de veículos e o comando da Brigada Militar, a prefeita Rita Sanco salientou que a administração municipal está ciente da dimensão da questão tanto para os cidadãos que transitam no Centro da cidade, como para as pessoas que tiram o sustento com a atividade. “Temos um bom padrão de segurança em Gravataí com os procedimentos realizados pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal, e que deve ser fortalecido ainda mais com a instalação do sistema de videomonitoramento em diversos pontos do município”, enfatizou a prefeita, citando a parceria entre Prefeitura e Ministério da Justiça.

O comandante do 17º Batalhão da Brigada Militar, tenente coronel Dirceu Lopes, apresentou um levantamento com os antecedentes criminais da maioria dos trabalhadores e citou a redução do percentual de furtos de veículos com a identificação dos guardadores. O presidente do Sindilojas, José Nivaldo Rosa e o vice presidente da Acigra, Volmir Braum Nunes, elogiaram a revitalização feita pela Prefeitura nas praças do Centro e a ação da Brigada Militar e demonstraram o posicionamento sobre a atuação dos flanelinhas. “Os comerciantes comentam estarem mais tranqüilos com a redução da atividade nos últimos meses”, comentou José Rosa.

Estacionamento Rotativo
Sobre a regulamentação dos guardadores, a secretária Daniela Michel explicou aos presentes que a atividade é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, e não pela Administração Municipal. Alguns trabalhadores já solicitaram à associação da categoria o registro pelo órgão federal.

De acordo com a prefeita, a situação segue sendo avaliada em conjunto com a Brigada Militar, entidades e guardadores de carros, buscando uma alternativa social para estas pessoas e visando melhorias para o centro comercial da cidade, como o projeto de revitalização enviado ao Ministério das Cidades. Outro tema abordado pela prefeita foi a ampliação dos pontos e vagas do estacionamento rotativo da área azul.

Também participaram do encontro o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, Oracides Garbini, a vice-presidente e a diretora da Acigra, Cerli Dal Santo e Teresinha Mattos, respectivamente. Fonte: Prefeitura Municipal de Gravataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário