quarta-feira, 2 de junho de 2010

REGULARIZADO - Guardadores de veículos agora serão cadastrados

‘Precisamos moralizar’, diz tenente-coronel durante encontro na PM

Em reunião no 4º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), ontem, representantes da segurança pública e poder público municipal decidiram por manter a atividade de guardador de veículos, popular flanelinhas, na cidade. O assunto foi mostrado no BOM DIA de ontem.

O primeiro passo é o estabelecimento do cenário no município. “Vamos focar nossas ações nas abordagens e encaminhá-los à Sebes [Secretaria de Bem Estar Social] para identificação e cadastramento”, afirmou o tenente-coronel Nelson Garcia, que presidiu a reunião.
Garcia destaca que aproveitadores têm se utilizado da prática para ameaçar motoristas que se recusem a pagar o valor exigido. “Há necessidade de moralizarmos a questão, pois do jeito que está, fere a ordem pública.”
A secretária da Sebes (Secretaria do Bem Estar Social), Darlene Têndolo, comenta que há pessoas de bem, que tiram o sustento de suas famílias na atividade. “Mas ninguém é obrigado a pagar se não quiser. O cadastramento é importante para separarmos o joio do trigo.”
 















Embora não haja boletins de ocorrência registrados, o titular do 3º Distrito Policial de Bauru, Ismael Cavallieri, presente na reunião, confirma a existência de aproveitadores, principalmente no Centro e Zona Sul. “Seria bom que não existisse a prática, já que a rua é pública, mas o ideal é não prejudicar as pessoas de bem que fazem disso sua profissão.” Além das polícias Militar e Civil e Sebes, participaram a Seplan (Secretaria de Planejamento), Consegs (Conselhos de Segurança), Emdurb, um representante de estabelecimento comercial e um guardador de carros.
A partir da próxima semana a Sebes começa a receber os flanelinhas para cadastramento.
‘Tem bandido, mas eu trabalho direito’
Sebastião Lúcio Pereira é funcionário público municipal e tem 52 anos. Ontem durante a reunião, ele exibiu por diversas vezes com orgulho sua carteira de trabalho.
“O Ministério do Trabalho reconheceu. Eu sou registrado como guardador e lavador autônomo de veículos.”
Segundo ele, há 18 anos trabalha no mesmo lugar e cuida dos carros das mesmas pessoas como “bico”. “Quem quiser me achar é só ir no Centro Espírita Amor e Caridade [no Centro] de segunda a quarta à noite.”
Sebastião apoia a iniciativa de regulamentar a atividade e se prontifica a ajudar. “Tem bandido, tem gente que vem de fora, tem malandro e ladrão. Mas eu trabalho direitinho, tenho meus fregueses. Quero continuar trabalhando.”
Marcos Gomide, presidente do Conseg Sudeste, lembra que em Bauru há quatro penitenciárias, o que aumenta os riscos de bandidos estarem envolvidos na atividade, por causa das saídas temporárias. “Precisamos saber quem são essas pessoas e de onde vêm”. Fonte: Rede BOM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário