quarta-feira, 2 de junho de 2010

Regulamentada profissão de guardadores de carros no município de Sapucaia do Sul

Junto com a formalização, foram entregues uniformes aos trabalhadadores da categoria

Sapucaia do Sul – Um ato ocorrido na Praça General Freitas, em Sapucaia do Sul, nesta terça-feira marcou a regulamentação da profissão de guardador e lavador de veículo, estabelecida pela Lei n° 6.242, de 23 de setembro de 1975.
O município, depois de Porto Alegre, é o primeiro a regulamentar a profissão, através de um Termo de Compromisso, estabelecido entre a Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Sindicato Intermunicipal dos Guardadores de Veículos e Brigada Militar. A adesão garante a prática do trabalho de guardador de carro, àquelas pessoas que comprovem que não possuem nenhuma pendência com a justiça. Além disso, estes guardadores irão cooperar com a Brigada Militar nas questões de segurança pública, auxiliando na identificação de possíveis suspeitos que utilizam este trabalho como fachada.
Nove, dos treze guardadores cadastrados estiveram na Praça General Freitas para receber seus novos uniformes de trabalho e seus crachás de identificação. O vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Ibanor Catto, falou da importância desta iniciativa que, além de valorizar o trabalho de pessoas que já fazem parte da história de Sapucaia, visa ainda, proteger a população de pessoas mal intencionadas.
“Só estarão identificadas com uniformes e crachás, àquelas pessoas confiáveis, àqueles trabalhadores que estão realmente ali para guardar o seu carro. Qualquer outra pessoa que chegar dizendo exercer esta profissão e não estiver identificada, deve ser denunciada.”
Com mais de 15 anos trabalhando guardando os carros que ficam em torno da Igreja Matriz de Sapucaia do Sul, Cigana Pinto, 52 anos, estava emocionada. “Finalmente estamos sendo valorizados pelo nosso trabalho. Somos cidadãos de bem. Estou muito feliz com este reconhecimento e espero que meus colegas de trabalho honrem esta oportunidade”, disse.
O chefe da divisão de atendimento do trabalhador do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Muller, salienta que para regularizar o seu trabalho as pessoas precisam apresentar três negativas, da polícia civil, polícia federal e do judiciário. “Além de se fazer cumprir a lei, Sapucaia está separando o joio do trigo. As pessoas que estão responsáveis pela guarda dos carros no centro da cidade, a partir de hoje, são pessoas confiáveis, devidamente identificadas. Não são flanelinhas. Sapucaia está acabando com o preconceito”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário