quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bauru terá órgão regional para administrar Consegs

A reunião mensal dos Conselhos Comunitários de Segurança de Bauru, os Consegs, teve ontem a presença do coordenador estadual das entidades, Orion Francisco Marques Riul, que homenageou os presidentes dos Consegs da cidade pelas últimas ações de segurança realizadas no município. O encontro, que reuniu aproximadamente 150 pessoas, aconteceu na parte da manhã na Câmara de Dirigentes Lojistas de Bauru (CDL).

O presidente do Conseg Centro Sul, Olavo Pelegrino, disse que o objetivo principal do evento, além das homenagens, foi levar às autoridades presentes reivindicações levantadas pela própria população. “As pessoas têm ido às reuniões dos Conselhos levando problemas de segurança pertinentes, como a necessidade de formalizar convênio entre a prefeitura e as Polícias Civil e Militar, a regulamentação dos “flanelinhas”, entre outras reivindicações”, ressalta Pelegrino. Os projetos, como o convênio, que dependem de aprovação na Câmara, poderão ganhar mais força com a implantação da Coordenadoria Regional dos Consegs, que abrangerá 89 municípios pertencentes ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior 4 (Deinter 4).

O funcionamento do órgão, anunciado por Riul, está previsto para outubro deste ano, após passar por aprovação da Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Com esse órgão, a administração dos Consegs será regional. A coordenadoria fortalecerá, assim como facilitará bastante as demandas e propostas dos Conselhos”, comenta Pelegrino. A entidade também será responsável por oferecer cursos e treinamentos de capacitação aos membros dos Consegs, policiais militares e civis. Ainda de acordo com Pelegrino, a proximidade de um órgão administrativo promoverá a troca de experiências entre os Conselhos da região.


Elogios

Riul destacou a atuação dos Consegs de Bauru e chamou atenção para a importância de estabelecer laços com a comunidade. Elogiou a atuação dos órgãos em programas preventivos e comunitários na mediação de conflitos, assim como programas pontuais, que visam responsabilizar supermercados pela venda de bebidas alcoólicas a adolescentes, por exemplo. “Os Conselhos têm registrado todas as atas de reuniões, fator que nos ajuda a criar bases quantitativas e estatísticas do que vem sendo realizado e, a partir desses dados, pode-se melhor avaliar de forma qualitativa as ações, projetos e programas nos quais os Consegs estão atuando.”

Ao final do encontro, foram homenageados também o tenente-coronel da Polícia Militar Nelson Garcia Filho, que a partir de amanhã assumirá o comando do 4º Batalhão da Policia Militar em Bauru, e o delegado seccional de Bauru Benedito Antônio Valencise, pelo trabalho realizado na Delegacia Seccional.
Devido a inúmeras reclamações referentes a abusos cometidos pelos guardadores de carro nos últimos tempos, um dos assuntos que pautou o encontro foi a regulamentação dos “flanelinhas”, que tomam conta de veículos na cidade. Alguns chegam a cobrar até R$ 15,00 para estacionar em vias públicas, conforme divulgou o Jornal da Cidade em reportagem feita em junho. Sobre essa situação, Pelegrino disse que a Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes) está cadastrando os guardadores de veículos. “Essa medida ajuda a polícia a reconhecê-los. O guardador cadastrado pode pedir uma contribuição, mas não pode exigir nem impor nenhum tipo de valor aos motoristas que estacionam seus veículos.” Fonte:Jornal da Cidade de Bauru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário