sábado, 28 de agosto de 2010

Lei do estacionamento rotativo em discussão

A lei 2.743/2010, que entrou em vigor no dia 10 e permite o pagamento do estacionamento rotativo em até três dias úteis após o recebimento de multa, eliminando a infração, agradou a motoristas de Niterói. A dificuldade de comprar o bilhete obrigatório do Niterói Rotativo, por não se encontrar guardadores da Nit Park, é a justificativa apontada pela maioria dos entrevistados pelo GLOBO-Niterói.
— Tenho colegas que já foram multados porque não encontraram funcionário na rua na hora de estacionar o carro e acabaram saindo sem comprar o bilhete. Isso é muito comum. Acho a lei justa, portanto — comenta o aposentado Jaques França, que estacionava o seu veículo na Rua Miguel de Frias, em Icaraí, e pagou o valor de R$ 3 pelo estacionamento rotativo.
Satisfação por um lado, apreensão por outro. O presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Sérgio Marcolini, afirma que, a rigor, a empresa não será afetada pela nova lei e que a NitTrans prestará assessoria na sua implementação. Mas ele alerta para a possibilidade de o projeto abrir precedentes.
— Essa norma não pode servir como abertura para o descumprimento da Lei de Trânsito. Temos que evitar a cultura do não pagamento dos bilhetes — afirma Marcolini, que aponta ainda o possível desrespeito da rotatividade de vagas em vias públicas: — O estacionamento rotativo tem por finalidade impedir que o motorista permaneça no local o dia inteiro em locais onde há muito comércio, como no Centro e em Icaraí. Preocupa-me que isso possa ser usado para burlar o objetivo da rotatividade. Fonte: O GLOBO

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Guardadores serão cadastrados na Divisão de Polícia Administrativa (DPA) e se tornarão agentes de Polícia Comunitária

Belém - Guardadores dizem não ao Zona Azul em Assembléia Geral


Guardadores e lavadores de carros de Belém confirmaram ontem, em assembleia geral no Memorial dos Povos, que não aceitam a Zona Azul. Os flanelinhas reafirmaram na assembleia a posição contra projeto da prefeitura de cobrança de estacionamento por uma empresa terceirizada nas principais ruas de vários bairros de Belém.
O projeto acabou na Justiça por iniciativa do Ministério Público, depois da reação contrária dos guardadores de carros, que há décadas trabalham de forma autônoma nesses locais.
"A decisão é deles, a Zona Azul pode trazer alguns benefícios como a carteira de trabalho assinada e previdência, mas os trabalhadores acreditam que é melhor como está, a maioria está acostumada a ganhar muito mais do que o salário mínimo que ganharia com o projeto e a ter dinheiro no bolso todo dia, não no final do mês", argumentou Elias Silva, presidente da Associação dos Lavadores e Reparadores de Carros de Belém
Durante a reunião, foi anunciado um convênio de cooperação técnica com o sindicato. Os trabalhadores serão cadastrados na Divisão de Polícia Administrativa (DPA) com o mesmo número de matrícula que já possuem no sindicato para participar de capacitações e também se tornarem agentes de Polícia Comunitária. Eles serão capacitados pelas Polícias Militar e Civil e pelo Detran, com apoio da Câmara Setorial de Segurança Pública.
A direção do Sindicato dos Lavadores, Guardadores e Reparadores de Veículos do Pará também participou da asembleia, juntamente com representantes da área da segurança pública do Estado, que decidiu intervir no problema até encontrar uma saída conjunta com os trabalhadores.
Os guardadores serão identificados por um colete com o número de cadastro para trabalhar nas ruas de Belém. Segundo a associação, há hoje 5.400 trabalhadores no setor, e apenas 1.080 estão cadastrados. Participaram da assembleia com os flanelinhas o delegado geral, Raimundo Benassuly, e o coordenador da Câmara Setorial de Segurança Pública, Eduardo Sizo. Fonte: Portal ORM - Amazônia Jornal.
 




quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sasc faz cadastro dos guardadores de carros

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), de Maringá, está fazendo um cadastro para todos os guardadores de carro do município. Segundo a prefeitura, o objetivo é identificar o serviço, elaborando estratégias para a inserção dos guardadores no mercado de trabalho e proporcionar mais segurança para a população. O cadastramento começa hoje e vai até o dia 13, na Guarda Municipal do Parque Ingá, próximo à Avenida Laguna.
Os guardadores devem levar cópia dos documentos pessoais e comprovantes de residência. As pessoas cadastradas vão passar por cursos de capacitação e receberão um colete com número de identificação. A Sasc realiza um estudo para este público há três anos, através de pesquisas junto ao Ministério Público do Trabalho e discussões com diversos segmentos da sociedade civil. Fonte: odiario.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sedest realiza capacitação de guardadores de carros

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), vai realizar, das 8h30 às 17h30 desta quarta-feira (25/8), a capacitação da 16ª Turma de Guardadores de Carros, no Centro de Treinamento e Capacitação do Guará. No total, 70 trabalhadores estão cadastrados para receber as orientações.

Os participantes serão capacitados por instrutores da secretaria, do Departamento de Trânsito do DF (Detran) e do Sindicanto dos Guardadores e Lavadores de Veículos do DF (Sindglav-DF). Eles também assistirão a palestras que ensinam as noções básicas sobre o trânsito, responsabilidade social, obrigações profissionais dos guardadores e lavadores, entre outros.

Além disso, no curso, os participantes receberão crachás, coletes e assinarão o termo de compromisso do exercício da profissão. Também serão ministradas as noções de biolavagem. Fonte: Correio Braziliense

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A candidata a presidente Marina Silva (PV) agradeceu e abraçou um guardador de carros

 SÃO PAULO - A candidata a presidente Marina Silva (PV) chegou com uma hora de atraso para a agenda no Mercado Municipal, no horário de maior movimento, o do almoço. A candidata ganhou beijos de eleitores e, apesar da insistência dos feirantes, não comeu os quitutes que lhe eram oferecidos. Sempre a sorrir, Marina explicava que era alérgica e só podia comer nos horários certos. Na hora de ir embora, a candidata agradeceu e abraçou o guardador de carros José Carlos, que havia vigiado o automóvel da campanha. "O seu nome agora está famoso, todo mundo agora quer ser 'Zé'", declarou, em referência indireta ao candidato do PSDB a presidente, que, na publicidade eleitoral, se apresenta com o apelido. Fonte: ESTADÃO.COM.BR

Prefeitura e entidades debatem atuação dos guardadores de carros

Executivo reuniu-se com Brigada Militar e entidades comerciais nesta quarta-feira (23)
Foto: Lisandro Paim - Secom/PMG
ver ampliada


A prefeita Rita Sanco recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (23/06), representantes da Brigada Militar e entidades comerciais e industriais de Gravataí para debater sobre a atuação dos guardadores de carros (flanelinhas) no Centro da cidade. Acompanharam a agenda a secretária do Governo Municipal, Daniela Michel, e o substituto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Celso Mazza.

Após avaliar os encontros anteriores que reuniuram executivo municipal, guardadores de veículos e o comando da Brigada Militar, a prefeita Rita Sanco salientou que a administração municipal está ciente da dimensão da questão tanto para os cidadãos que transitam no Centro da cidade, como para as pessoas que tiram o sustento com a atividade. “Temos um bom padrão de segurança em Gravataí com os procedimentos realizados pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal, e que deve ser fortalecido ainda mais com a instalação do sistema de videomonitoramento em diversos pontos do município”, enfatizou a prefeita, citando a parceria entre Prefeitura e Ministério da Justiça.

O comandante do 17º Batalhão da Brigada Militar, tenente coronel Dirceu Lopes, apresentou um levantamento com os antecedentes criminais da maioria dos trabalhadores e citou a redução do percentual de furtos de veículos com a identificação dos guardadores. O presidente do Sindilojas, José Nivaldo Rosa e o vice presidente da Acigra, Volmir Braum Nunes, elogiaram a revitalização feita pela Prefeitura nas praças do Centro e a ação da Brigada Militar e demonstraram o posicionamento sobre a atuação dos flanelinhas. “Os comerciantes comentam estarem mais tranqüilos com a redução da atividade nos últimos meses”, comentou José Rosa.

Estacionamento Rotativo
Sobre a regulamentação dos guardadores, a secretária Daniela Michel explicou aos presentes que a atividade é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, e não pela Administração Municipal. Alguns trabalhadores já solicitaram à associação da categoria o registro pelo órgão federal.

De acordo com a prefeita, a situação segue sendo avaliada em conjunto com a Brigada Militar, entidades e guardadores de carros, buscando uma alternativa social para estas pessoas e visando melhorias para o centro comercial da cidade, como o projeto de revitalização enviado ao Ministério das Cidades. Outro tema abordado pela prefeita foi a ampliação dos pontos e vagas do estacionamento rotativo da área azul.

Também participaram do encontro o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, Oracides Garbini, a vice-presidente e a diretora da Acigra, Cerli Dal Santo e Teresinha Mattos, respectivamente. Fonte: Prefeitura Municipal de Gravataí

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Guardador de carro denuncia ladrões à PM

Policiais militares da Força Tática prenderam três jovens, na noite de anteontem, tentando furtar um veículo que estava estacionado perto do recinto da Festa do Peão. O flagrante foi possível graças à denúncia de um guardador de carros do local, que viu um homem abrindo normalmente o carro - ele usou uma chave falsa - mas percebeu que não era o proprietário.
Ao chamar a atenção dos ladrões foi advertido: “você quer estragar nossa fita?”, disseram, referindo-se ao furto do carro. Em seguida o trio abandonou o carro e saiu andando. O guardador avisou a viatura da Força Tática e os três foram presos pelo sargento Wilson, soldados Aysler e Oliveira.
Um deles, de acordo com a PM, é conhecido como ‘tio Chico’ e já foi preso em outras ocasiões. Fonte: GAZETA DE PIRACICABA

Administração Regional vai regularizar guardadores de carros do SIA

Brasília-DF.- Agora, os guardadores e lavadores de carros (os flanelinhas) do Setor de Indústria e Abastecimento trabalharão mais tranquilos. O administrador do SIA, Edson Rosa, firmou parceira com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e de Ordem Pública e Social (SEOPS) para que eles trabalhem de acordo com o decreto nº. 30.522, de regularização da categoria. Eles não precisam mais ter medo da fiscalização, os que trabalham honestamente terão todo o apoio da administração. Essa ação é para coibir qualquer atividade ilícita na região, afirma Edson.

A SEOPS em parceria com a 8ª DP fará operações de fiscalização, as primeiras serão educativas, para que os trabalhadores tenham conhecimento do decreto e façam a regularização corretamente. A Administraçao irá disponibilizar panfletos com todas as orientações a serem seguidas para o cadastramento. Depois da regularização feita, a SEOPS e a 8ª DP farão operações punitivas para os que não estiverem de acordo com a lei.

Os guardadores do SIA já têm um primeiro cadastro junto a Policia Civil da região. Iniciativa da Dra. Débora Menezes, delegada chefe da 8ª DP, para assegurar o direito deles de trabalhar. Com o decreto, para o cadastramento há outras exigências e deve ser feito pela SEDEST. Eles terão registro de trabalhadores, na Diretoria Regional do Trabalho (DRT), explica o Administrador. A administração irá agilizar o cadastramento de todos os guardadores do SIA.  Pensamos também no social, eles precisam trabalhar, então assim que possível um técnico da SEDEST estará na Administração para orientar e cadastrar essas pessoas, disse Edson Rosa.
Decreto


Pela determinação do GDF, esses trabalhadores não poderão mais exercer o oficio se não estiverem cadastrados e com o registro junto a DRT e a SEDEST. E também não poderão mais lavar carros com água. Isso agride o meio ambiente e é um desperdício de água também, conta Edson Rosa. A lavagem só poderá ser feita a seco. Para isso funcionar, a Sedest dá cursos de capacitação e treinamento para o novo tipo de lavagem. Esses cursos de capacitação serão ministrados no auditório da Administração, assim todos terão acesso as aulas, pois não precisam se deslocar para muito longe, já que terão as aulas próximas ao local de trabalho, argumenta Edson.

A secretaria também disponibiliza aos guardadores, devidamente cadastrados, um beneficio para a compra do primeiro kit de lavagem de carros a seco. De acordo com a SEDEST, esse primeiro kit pode lavar até 200 carros. Isso já paga o segundo Kit para continuar o trabalho, calcula o administrador. Os flanelinhas do SIA que tiverem dúvidas quanto ao cadastramento podem procurar a Administração Regional. (Fonte: Administração Regional do CIA)



Guardador de carro trabalhando no estacionamento em frente a Feira dos Importados

Falta de estacionamento ainda é motivo de reclamação

Falta de estacionamento ainda é motivo de reclamação

SÃO LUÍS - A falta de estacionamento no Centro de São Luís continua causando conflito entre motoristas e flanelinhas.
Os guardadores de veículos reclamam da falta de um sistema de cobrança organizado de estacionamento rotativo. Os motoristas, por sua vez, acham abusivas as ações dos flanelinhas na área. Assista à reportagem de Elbio Carvalho, da TV Mirante.

video

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes informou que o projeto de revitalização do sistema de estacionamento rotativo de São Luís está em fase de conclusão. (Fonte: Imirante.com)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Flanelinhas tomam conta de esquina disputada no Leblon

A Rua General Artigas virou um dos pontos mais disputados pelos flanelinhas no bairro do Leblon, tendo algumas vezes, em um mesmo grupo, uma mulher e quatro ou cinco homens que extorquem dinheiro dos motoristas que param seus carros próximos aos restaurantes e supermercados daquela área. A polícia, quando é chamada, raramente aparece, mas faz com que os bandidos apenas fiquem afastados durante o breve momento que se encontram no local. Quando a polícia deixa o local, eles voltam. A noite não é incomum ouvir gritos e brigas dos flanelinhas bêbados por disputa do ponto causando transtornos para os moradores que assistem indefesos à essa ausência de ordem. Fonte: O Globo Rio - Zona Sul - EU REPORTER

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BH declara guerra a flanelinhas ilegais

Regulamentação do Código de Posturas impõe guerra a flanelinhas não credenciados, com multas de R$ 1,2 mil, e ameaça desvios de empresas de outdoor com taxação de R$ 10 mil 

O cidadão fugir da linha vai pagar caro se desrespeitar as regras de uso do espaço público. Para fazer cumprir o novo Código de Posturas, a prefeitura aposta em penalidades que mexem no bolso do infrator e pesa a mão nas multas, que podem chegar a R$ 10 mil – valor quase três vezes maior que os atuais. O Estado de Minas teve acesso, com exclusividade, a informações sobre a regulamentação da nova lei sancionada em abril e adianta: se cumprida a promessa, motoristas da capital poderão respirar um pouco mais aliviados, longe da presença incômoda dos flanelinhas. Em resposta à reportagem publicada na semana passada pelo EM, a prefeitura endureceu a punição contra os “donos da rua” e estabeleceu multa de até R$1,2 mil para quem insistir em tomar conta da via pública. Uma força-tarefa, composta por Polícia Militar, fiscais, BHTrans, e Guarda Municipal será formada com o desafio de pôr fim à atividade ilegal.

O decreto com detalhes do plano de enfrentamento aos flanelinhas será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Município (DOM), passando a valer imediatamente. A tolerância à prática ficará restrita aos 1,4 mil guardadores e lavadores de carros licenciados, já que o órgão municipal voltou atrás e não concederá novas permissões. A princípio, apesar de proibir a atividade, exercida atualmente por cerca de 4,5 mil pessoas, a administração considerava a possibilidade de licenciar lavadores e guardadores de veículos, diferenciados pelo colete institucional. Mas o decreto, que trará diretrizes para a aplicação do Código de Posturas, documento que regula o uso do espaço público, além das penalidades contra seu descumprimento, ultrapassa a questão dos flanelinhas.

Ele também prevê o ataque frontais à poluição visual, com a redução de até 85% dos outdoors, a partir de armas poderosas, como a perda do alvará de localização e funcionamento de empresas que insistirem em emporcalhar a cidade. Mesas e cadeiras nas calçadas na capital dos botecos também têm que estar na linha, com a garantia da passagem dos pedestres. Caso contrário, técnicos da prefeitura explicam que o infrator reincidente pode ter até que fechar as portas, com a anulação do alvará do estabelecimento. Seja qual for a penalidade, as multas ficam mais pesadas. O valor mínimo passa de R$ 30 para R$ 50 e o máximo de R$ 3,6 mil para R$ 10 mil.

No caso dos flanelinhas, fontes da prefeitura explicam que a multa é de R$ 1,2 mil para quem exercer a atividade irregularmente dentro dos limites da Avenida do Contorno e de R$ 500 nas demais áreas, sem notificação prévia. E, para fechar o cerco aos tomadores de conta, a força-tarefa composta por PM, BHTrans, Guarda Municipal e setor de fiscalização da prefeitura atuará principalmente em áreas que hoje são os principais pontos de extorsão, como a Avenida Raja Gabaglia, que concentra dezenas de bares, boates e casas de festa. Essa equipe também atuará como um serviço de inteligência, identificando os principais locais de achaque na cidade.

O comissário de voo Matheus Ferreira, de 30 anos, vê a proibição dos flanelinhas em BH como a realização de um antigo desejo. "É o meu sonho. Os flanelinhas ficam na rua, sem produzir nada. Já pagamos muitos impostos e ainda temos que ficar sujeitos a pessoa que não têm ligação nenhuma com o poder público. À noite, nem compensa sair de carro. Já cansei de dar dinheiro para a pessoa e, ao voltar, ter o vidro do carro quebrado", conta. São esses maus exemplos que levam até mesmo o lavador de carro licenciado pela prefeitura Eduardo Pinheiro, de 27, a comemorar a proibição dos flanelinhas não credenciados. "Muitos atrapalham quem trabalha sério. Eles fazem coisa errada e a polícia acaba vindo encima de mim", diz Eduardo, que há cinco anos veste seu colete verde e atende clientela da Rua Maranhão, no Funcionários, na Região Centro-Sul. (Fonte: Uai - Minas)

Corpo de bebê é encontrado em caixa de sapatos por um guardador de carros em Venda Nova


A perícia vai apurar se a criança morreu por asfixia ou complicações no parto - (Reprodução/TV Alterosa)
A perícia vai apurar se a criança morreu por asfixia ou complicações no parto

O corpo de um bebê recém-nascido foi encontrado dentro de uma caixa de sapatos abandonada no cruzamento da Rua Walter Campolina Diniz com a Avenida Vilarinho, Bairro Candelária, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte.

Segundo o sargento Emílio Cunha, do 49º Batalhão, na manhã desta segunda-feira o  guardador de carros José Gregoriano dos Santos, de 34 anos, seguia pela Rua Walter Campolina Diniz quando encontrou uma sacola contendo uma caixa de sapatos embrulhada com um papel de presente. Quando abriu a caixa, o homem encontrou a criança morta.

O militar informou que o corpo do bebê está completamente formado, foi enrolado em uma camisa da malha e colocado na caixa, que foi lacrada em seguida. A polícia suspeita que a criança tenha sido colocada na caixa ainda viva, já que estava com o cordão umbilical e havia vestígios de líquido amniótico.

Outro guardador de carros disse ter visto no início da madrugada uma mulher usando um vestido vermelho e branco passar pelo local com uma sacola na mão. A perícia vai apurar se a criança morreu por asfixia ou complicações no parto. A ocorrência será registrada na 9ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp). Fonte: Uai - Minas

Atrasado diagnóstico sobre guardadores de veículos

O relatório final era para ter sido entregue ontem, mas a Secretaria de Assistência Social (SAS) do município ainda não realizou o diagnóstico da situação dos flanelinhas que atuam nas ruas da cidade. Segundo o vereador Roberto Cupolillo (Betão, PT), que coordena a comissão criada para buscar saídas para os problemas que envolvem os guardadores de veículos, a PJF alegou que, em função das férias universitárias de julho, não conseguiu contratar os estagiários que serão responsáveis pela pesquisa de campo junto aos flanelinhas. A realização do levantamento havia sido definida no dia 23 de junho, durante o último encontro do grupo que reúne representantes da Câmara, do Executivo, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Polícia Militar.

Apesar de Betão ter afirmado que a reunião da comissão que seria realizada ontem já tem previsão de acontecer até o dia 24 ou 25 de agosto, não há qualquer prognóstico de que o levantamento acerca dos guardadores esteja pronto até lá. De acordo com o a assessoria da SAS, os estagiários ainda estão em processo de seleção. Ainda conforme a assessoria, o diagnóstico que está sendo preparado pela secretaria diz respeito à população de rua em geral, e não apenas aos flanelinhas.

Autor do projeto de lei que deu origem às discussões, o vereador João Evangelista de Almeida (João do Joaninho, DEM) mostrou-se desanimado com a demora. “Nossa expectativa está igual a que temos em relação aos outdoors: remar, remar e, se depender da Prefeitura, ficar esperando um tempo”, declarou o parlamentar, que também participa da comissão parlamentar que intermedeia as negociações entre a PJF e as empresas de outdoor. O democrata já avisou, durante o último debate, que, se não houver propostas para os flanelinhas, reapresentará o projeto que determina o cadastramento dos guardadores pelo Executivo. Fonte: CDL Câmara de Diregentes Logista de Juiz de Fora.

domingo, 15 de agosto de 2010

SIA começa cadastramento de guardadores de carros

Brasilia - O administrador do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Edson Rosa, firmou parceira com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e de Ordem Pública e Social (Seops) para que guardadores e lavadores de carros (flanelinhas) trabalhem de acordo com o decreto nº 30.522, de regularização da categoria. “Eles não precisam mais ter medo da fiscalização. Os que trabalham honestamente terão todo o apoio da administração. Esta ação é para coibir qualquer atividade ilícita na região”, afirma Edson.

Segundo o presidente do Sindicato dos Guardadores e Lavadores Autônomos de Veículos Automotores do DF (Sindiglav), Valdivino Diogo da Silva, a regularização da categoria era uma reivindicação antiga dos trabalhadores. “Essa foi uma grande conquista para nós. A maior parte dos trabalhadores está apoiando a iniciativa e até pedindo uma punição para aqueles que descumprirem a determinação”, disse Silva. (Fonte: Agência Brasília - Leia mais)